Projectos

Centro Comunitário de Lordelo do Ouro

ENTIDADE FINANCIADORA:
Instituto da Segurança Social, IP.

OBJECTIVO GERAL:
Potenciar factores facilitadores da melhoria da qualidade de vida e da promoção de uma cidadania plena e activa, de forma a por termo às situações de exclusão social.

PÚBLICO-ALVO:
Famílias; Adultos; Crianças/ Jovens.

RECURSOS HUMANOS ENVOLVIDOS:
1 Técnica Superior de Serviço social (tempo inteiro); 1 Técnica Superior de Sociologia (tempo inteiro); 1 Animador Sócio-Cultural (tempointeiro); 1 Administrativo.


GABINETE DE ATENDIMENTO SOCIAL INTEGRADO (GASI)

O GASI, tem como objectivo principal o atendimento e acompanhamento social no âmbito da medida de RSI, às famílias e indivíduos residentes na freguesia de Lordelo do Ouro,  que se encontram atingidos por uma série de vulnerabilidades, que as colocam em situação se desigualdade social.

Este atendimento e acompanhamento tem por objectivo identificar necessidades e capacidades do indivíduo para ultrapassar a fragilidade da sua situação, bem como a mobilização de respostas sociais que contribuam para a sua integração restabelecendo as condições mínimas exigíveis para o seu bem-estar físico, mental e social.

Nota: Na sequência da criação das RLIS, as famílias beneficiárias de Acção Social podem ser atendidas nas instalações da ADILO, sendo a responsabilidade do acompanhamento da Santa Casa da Misericórdia do Porto. 

GABINETE DE EMPREGO LOCAL (GEL)

O Gabinete de Emprego Local desenvolve o seu trabalho no âmbito da promoção da empregabilidade de pessoas com percursos profissionais irregulares através da implementação de formas de intervenção multidimensional. Dirige-se a uma população adulta, desempregada ou em situação de precariedade laboral, residente na freguesia de Lordelo do Ouro.

Objectivos do GEL:


Promover a empregabilidade de jovens e adultos desempregados, através do apoio na definição e desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Desenvolver competências e promover a autonomia dos indivíduos com percursos profissionais irregulares, de forma a criar condições que lhes permitam ultrapassar dificuldades pessoais e sociais de integração.


CENTRO DE INICIATIVA JOVEM (CIJ)

Objetivos do CIJ: 

Desenvolver competências pessoais e sociais, designadamente a promoção da autoconfiança, o desenvolvimento de relações positivas com os demais, a estimulação da criatividade e a promoção da autonomia.

Algumas das atividades do CIJ são: 

Apoio psicossocial, acompanhamento ao estudo, ateliers recreativos e culturais (Yoga, dança, expressão plástica, futebol, etc..), informática, mediação escolar e familiar, apoio à reinserção de jovens com medidas tutelares, entre outros.

www.facebook.com/centroiniciativajovem.cij/

www.youtube.com/channel/UC0oNdisHcBXnTTTDl2rKZ8w