CCLO

Entidade Financiadora:

Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social do Porto.

Objectivo Geral:

Potenciar factores facilitadores da melhoria da qualidade de vida e da promoção de uma cidadania plena e activa, de forma a por termo às situações de exclusão social.

Público-alvo:

Famílias; Adultos; Crianças/ Jovens.

Recursos Humanos envolvidos:

1 Técnica Superior de Serviço social (tempo inteiro); 1 Técnica Superior de Sociologia (tempo inteiro); 1 Animador Sócio-Cultural (tempointeiro); 1 Administrativo.

Gabinete de Atendimento Social Integrado (GASI)

Criado em 1996 por iniciativa da ADILO, no âmbito do Subprograma Integrar, com o objectivo de articular e conjugar esforços entre todas as ou serviços que intervêm instituições no espaço urbano de lordelo do Ouro.
O GASI, tem como objectivo principal o atendimento e acompanhamento social, às famílias e indivíduos residentes na freguesia de Lordelo do Ouro, que se encontram atingidos por uma série de vulnerabilidades, que as colocam em situação se desigualdade social.

Este atendimento e acompanhamento tem por objectivo identificar necessidades e capacidades do indivíduo para ultrapassar a fragilidade da sua situação, bem como a mobilização de respostas sociais que contribuam para a sua integração restabelecendo as condições mínimas exigíveis para o seu bem-estar físico, mental e social.

O funcionamento deste gabinete é assegurado por três Técnicas, sendo uma destacada pelo centro Comunitário, outra pelo centro Social da Paróquia N.ª Senhora da Ajuda e outra pelo Centro Distrital de Segurança Social.

Gabinete de Emprego Local (GEL)

O Gabinete de Emprego Local desenvolve o seu trabalho no âmbito da promoção da empregabilidade de pessoas com percursos profissionais irregulares através da implementação de formas de intervenção multidimensional. Dirige-se a uma população adulta, desempregada ou em situação de precariedade laboral, residente na freguesia de Lordelo do Ouro, representada no momento por um total de 650 utilizadores da valência.

Objectivos do GEL:

Promover a empregabilidade de jovens e adultos desempregados, através do apoio na definição e desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Desenvolver competências e promover a autonomia dos indivíduos com percursos profissionais irregulares, de forma a criar condições que lhes permitam ultrapassar dificuldades pessoais e sociais de integração.

Centro de Iniciativa Jovem (CIJ)

Sala de apoio ao estudo

Ateliers (danças Africanas, Hip-Hop, Percurssão, Beat-box)

Clube de Cinema

Sala de Artes

Sala multimédia